Sobre a Escola

História da Escola


O primeiro bairro da cidade de Sinop nasceu com o nome Vila Operária, mais tarde com o interesse de resgatar a bela imagem do bairro e por motivos outros que não vêm ao caso mencioná-los, mudou-se o nome para Jardim Primaveras. Com o desenvolvimento da cidade, o bairro também cresceu e a Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra já não dispunha de espaço físico para abrigar tantos alunos. Com isso surgiu a necessidade de construir uma nova escola, a comunidade reivindicou e a Prefeitura atendeu. Construiu uma escola com seis salas de aula, sala dos professores, cozinha, banheiros, situada à Avenida da Sibipirunas, 5651. A escola nasceu com o nome do bairro, inaugurada em 14 de setembro de 1993.​

Posteriormente, com a morte do Engenheiro que projetou e executou a obra, em homenagem ao mesmo passou a ter o nome de: Escola Municipal de Pré e 1º Grau Sadao Watanabe.
A cor da escola era cinza, marrom e vermelho.

​Em 1998 na administração do prefeito Adenir Alves Barbosa, devido à grande demanda de sala de aula, construiu-se mais 7 salas, aumentando para 13, todas equipadas com carteiras, armários, mesas e cadeiras para professores e ventiladores em condições para que o professor possa realizar seu trabalho.

​​De 1994 até 1999 assumiu como supervisora a Professora Maria Emília da Silva, com sua transferência para outra escola assumiu a supervisão no ano de 2000 o Professor João Cândido Silva tornando-se diretor nomeado em 2002 e sendo eleito pela comunidade escolar duas vezes seguidas, encerrando suas atividades como diretor em dezembro de 2011.


No ano de 2002, através de convênio firmado entre a Prefeitura municipal e o Instituto Ayrton Senna foi implantado o Programa de Gestão Escolar "Escola Campeã", dando início assim a descentralização das escolas municipais, o que proporcionou à Escola autonomia financeira, pedagógica e administrativa com a reestruturação de algumas funções como: supervisor, coordenador, auxiliar administrativo e inspetor de alunos bem como a criação dos cargos de diretor, secretário escolar e orientador pedagógico visando uma escola mais eficaz.

Em 2009, na administração do prefeito Nilson Leitão, houve outra ampliação, ficando a escola com 19 salas de aula atendendo aproximadamente 1.200 alunos.

A primeira Radio Escolar do município de Sinop foi inaugurada em 6 de outubro de 2011, fazendo parte do Programa Mais Educação que é parte integrada da escola desde 2010.

No final de 2011 a escola passou por uma renovação na equipe gestora, o Secretário Escolar Antonio César Gomes da Silva foi eleito tornando-se o segundo diretor da história da escola. A equipe de coordenadores, também eleita, agora contava com Sebastião Augustinho de Paula Neto (professor de Matemática), Cleda Rosani de Carvalho (professora Pedagoga) e Juliana Barranco Tasca (professora de Educação Física).



Patrono​

​A escola tem como patrono o engenheiro Sadao Watanabe, nascido em 23 de fevereiro de 1935 em Abatia–PR, filho de imigrantes japoneses e casado com Elizabete Lemes Watanabe, dessa união com Elizabete Lemos Watanabe nasceram os filhos Marcos, Marlon, Karla e Kátia. Chegou em Sinop no ano de 1983 vindo de Maringá, estado do Paraná.

Desempenhou suas atividades profissionais como engenheiro fundador da Construtora Celeste, empresa responsável por diversas obras em Sinop como a construção do Fórum, Ginásio Olímpico e escolas, entre elas a Escola Jardim Primaveras que no dia 1º de outubro de 1993 recebeu a denominação de Escola Municipal de Pré e 1º Grau Sadao Watanabe, hoje denominada E.M.E.B. Sadao Watanabe.

Atividades Sociais que contaram com sua participação: Presidente do Rotary de Sinop. Junto com o Promotor Paulo Prado, idealizou o minipresídio e colaborou em diversas obras sociais.

Data de falecimento: 30 de novembro de 1992. Causa do falecimento: Acidente automobilístico.

2 comentários: