Querida professora
Vem cá professora, preciso falar-te…
Pode ser que estejas cansada… Foram tantos os problemas desse dia. Foi penoso aturar o chefe. Foram longas as horas de trabalho. E pode ser que estejas preocupada…
São tantas as diferenças sociais! São tantos os problemas na família! E grande a responsabilidade que lhe confiamos!
Deves estar apressada… O trabalho fica tão longe. O ônibus está atrasado. A fila já dobra a esquina. A gasolina tão cara. Talvez esteja mesmo angustiada… A vida anda tão difícil. O salário já chegou ao fim.
Mas, apesar do cansaço, da pressa e da angústia… eu insisto: preciso falar-te! Preciso que me escute. Trago recados de tanta gente.
Houve alguém que praticou uma boa ação e manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu.
Outro que venceu na vida e manda dizer que foi porque tuas lições permaneceram.
Um outro que superou a dor disse que foi a lembrança de tua coragem que o ajudou…
E toda a gente desta cidade, Estado e Pátria manda dizer que és importante, que sua presença na educação é fundamental…
Você tem nas mãos a grande arma… Seus alunos!
Você é especial… Parabéns!
Às vezes é tão bom ser professora, mesmo que a gente se depare com aquele aluno que empaca, com aquele pai ausente, com colegas de profissão deprimentes, com escolas meio abandonadas, mesmo com tudo isso ainda vejo uma esperança na Educação, quando um aluno aprende a ler, quando um pai lembra da gente, quando colegas de trabalho aparece com aquela atividade que faltava, quando a gestão da escola diz sim quando você pede uma cola, um papel A4 ou 27 estrelinhas para a gente enfeitar aquela lembrancinha para nossos alunos. Tudo isso é superior às coisas negativa da Educação e faz dessa profissão tão maravilhosa.
ResponderExcluir